Grupo
ACADÊMICOS FUNDADORES

ACÁCIO ALVES DE SOUZA LIMA FILHO


Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1971) e Doutorado em Ciências Visuais pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (2003). Chefiou o Setor de Farmacologia Ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP-EPM no período de 1999 a 2013. Membro do Conselho do Instituto da Visão, do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP-EPM. Participou como Membro do Conselho da FIPFARMA - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Vice Presidente da Academia Nacional de Farmácia. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Oftalmologia. Diretor Geral e Sócio da Empresa Ophthalmos S/A.

        


C:\Users\JoséAntonio\Documents\ANF\Fotos\Acácio\B. (226).jpg
Mauro Campos, Rubens Belfort Jr, Acácio Alves de Souza Lima Filho e Ricardo Smith


C:\Users\JoséAntonio\Documents\ANF\Fotos\Acácio\B. (217).jpg
Marcia de Carvalho Santos e Acácio Alves de Souza Lima Filho


C:\Users\JoséAntonio\Documents\ANF\Fotos\Acácio\B. (122).jpg
Acácio Alves de Souza Lima Filho, Lauro Domingos Moretto, Adela Rosenkranz

Acácio Alves de Souza Lima Filho
C:\Users\JoséAntonio\Documents\ANF\Fotos\Acácio\B. (374).jpg

  


 


Discurso de posse como Membro Titular na Academia Nacional de Farmácia


Autoridades presentes;
Sr. Presidente da Academia Nacional de Farmácia, Dr. Caio Romero Cavalcanti, através do qual cumprimento todos os Acadêmicos presentes;
Dr. Ricardo Smith, Vice Reitor, representando a Reitoria da Universidade Federal de São Paulo;
Dr. Lauro Moretto, Acadêmico Secretario Geral da Academia Nacional de Farmácia, Professor e Vice Presidente do Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo;
Dr. Joao Paulo Vieira,  Acadêmico orador;
Dr. Rubens Belfort Mattos Jr, Presidente da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina,  Prof. Titular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP – Universidade federal de São Paulo e Acadêmico representando a Academia Nacional de Medicina e a Academia Nacional de Ciências;
Dr. Nestor Schor, Acadêmico representando a Academia Nacional de Ciências;
Amigos do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP-EPM;
Colegas Farmacêuticos;
Meus amigos;
Minha família.


Recebi a indicação para ACADEMICO TITULAR através do Dr. Lauro Domingos Moretto, Acadêmico Secretário Geral da Academia Nacional de Farmácia e Vice Presidente do SINDUSFARMA.


Agradeço, lisonjeado, e prometo honrar tal distinção.


Parabenizo também, a Dra. Adela Rosenkranz, neste momento em que compartilhamos a Cerimônia de Posse, ela como MEMBRO HONORARIO ESTRANGEIRO da ACADEMIA.


Agradeço pelas palavras do Presidente da Academia, Dr. Caio Romero Cavalcanti, e ao Acadêmico Dr. João Paulo Vieira, pela saudação.


A cadeira 81, que passo a ocupar, tem como patrono Dr. Joaquim Maynert Kehl, Farmacêutico nascido em Campinas, em 1856, e que completou os estudos no Rio de Janeiro, na Faculdade de Medicina e Farmácia do então Município Neutro do Império.


Exerceu a profissão na cidade de Limeira e fundou, juntamente com o Barão Raymundo Duprat, a Companhia Química Industrial.


Dr. Joaquim Kehl participou e colaborou na fundação da Sociedade de Farmácia e Química de São Paulo e a ela doou toda a sua biblioteca, tendo por duas vezes ocupado a Presidência. Foi um dos fundadores da Academia Paulista de Medicina e colaborou na elaboração da Farmacopeia Paulista, em 1917. Faleceu em 19 de junho de 1931.


Sucedeu-o, na cadeira 81, o filho, Dr. Renato Kehl, e posteriormente o Dr. Paulo Henrique Mendes.


Espero honrar meus antecessores ocupando agora essa cadeira.


Entretanto, o mais importante na vida, não é o ponto de partida nem a chegada, mas a CAMINHADA!


Minha caminhada teve importante ponto de partida: ainda estudante em Garça, onde nasci, no interior de São Paulo, no Segundo Grau do Instituto de Educação Hilmar Machado de Oliveira, nosso então professor de Química e de Biologia - Prof. Geraldo, carinhosamente apelidado de “Ratinho” - soube despertar interesse pela Química e pela Biologia, em muitos estudantes daquela época.


Eu por exemplo, deveria ser dentista - como meu pai e depois meu irmão - mas me tornei Farmacêutico; profissão que nunca havia imaginado naquela cidade onde nasci. Lá, Farmacêutico era confundido como proprietário da farmácia, e pela minha visão naquela época, tinha como única função, vender medicamentos e eventualmente aplicar injeções...


Ingressei na Faculdade de Odontologia da USP, em 1966, cursei parcialmente o primeiro ano, conheci o Curso de Farmácia e Bioquímica e por ele me interessei. No ano seguinte, prestei vestibular novamente e ingressei na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, colando grau em 1971. Lá tive o prazer de conhecer o Professor Lauro Moretto, que a partir de hoje é meu Confrade na Academia Nacional de Farmácia.


Aproveito a oportunidade para agradecer e homenagear todos os Professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP com os quais convivi durante minha formação.


Profissionalmente, antes de passar a frequentar o Departamento de oftalmologia da UNIFESP conheci e trabalhei e com diversos amigos e colegas, vários deles Farmacêuticos e outros de diversas profissões. Com eles muito aprendi, assim como espero ter transmitido algum conhecimento a aqueles que comigo trabalharam e ainda trabalham.


Em 1988, nessa minha caminhada, veio fazer parte Dr. Rubens Belfort - responsável por meu ingresso no Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, convidando-me a participar do Curso Básico de Oftalmologia, com aulas de Farmacologia Ocular; e nove anos depois, 1997, quando eu já completava 50 anos de idade e frequentava aulas de fotografia, convidou-me a fazer inscrição no Curso de Pós Graduação em Ciências Visuais . Aceitei o desafio e em novembro de 2003, defendi minha Tese e recebi o titulo de Doutor em Ciências Visuais pela Unifesp.


Passei então a ocupar o cargo de Chefe do Setor de Farmacologia Ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP.


A você, Rubinho, o meu especial agradecimento, pois sem seu convite, com certeza essa caminhada seria diferente.


Ao longo desses 22 anos conheci e convivi com os excelentes profissionais do Departamento de Oftalmologia e do Instituto da Visão. Tive grande satisfação de, em parceria com o Departamento, ter viabilizado diversas formulações para uso em doenças raras e negligenciadas, sem medicação industrial disponível no mercado nacional, uma atividade intrínseca a nossa capacitação profissional em criar medicamentos.


Participei de diversos trabalhos de Pesquisa, Teses de Mestrado e Doutorado, não só da UNIFESP como de outras importantes Universidades Brasileiras e assim enriqueci a minha vida profissional. Espero ter colaborado na mesma proporção.


A integração e a parceria, entre Empresa e o Departamento de Oftalmologia, tem gerado bons resultados. Hoje formamos importante equipe multiprofissional atuando principalmente em Pesquisa Translacional no Brasil, levando a pesquisa básica à pratica clinica e tendo como parceiros alguns Institutos e pesquisadores de várias Universidades, com possibilidades de depósito patentário no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.


Como já foi dito, o importante na vida é a CAMINHADA.


Agradeço a todos vocês: a minha família , a Márcia, aos profissionais que fizeram parte desta trajetória, a meus amigos do Departamento de Oftalmologia, a meus amigos da infância, da juventude e da vida; e ao famoso Professor “Ratinho” do segundo grau!


Muito Obrigado!


São Paulo, 2 de julho de 2010.