Grupo
Solenidade comemorativa dos 77 anos da Academia Nacional de Farmácia (ANF)

 

 

>> FOTOS DA SOLENIDADE

 

Foi realizada na noite do dia 15 de Agosto de 2014, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a solenidade comemorativa dos 77 anos da Academia Nacional de Farmácia (ANF). A cerimônia homenageou personalidades expressivas das ciências farmacêuticas e outorgou a medalha comemorativa do Jubileu de 75 anos da ANF, com o objetivo de agraciar personalidades de vida científica brasileira e internacional, em reconhecimento às suas relevantes contribuições.


Além das homenagens, o evento contou com a apresentação Perspectivas das Ciências Farmacêuticas, ministrada pela dra. Suely Vilela, membro da ANF, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP e ex-reitora da USP.

Na oportunidade também foi lançado o V DO LIVRO ANAIS DA ACADEMIA NACIONAL DE FARMÁCIA.


O Presidente, Dr. Moretto em seu discurso ressaltou: “Agora é o momento de rever as ações que se desenvolveram nas últimas décadas, verificar se de fato nos conduzirão às metas de uma efetiva produção científica, voltada ao desenvolvimento de novos fármacos, processos produtivos robustos, consistentes e econômicos, métodos analíticos eficientes para controlar os fármacos, medicamentos, alimentos, cosméticos e serviços que fazem parte do rol de atividades do profissional farmacêutico e de pesquisadores de outras profissões que se associam nestas tarefas. É o momento de propor e defender teses que aperfeiçoem o ensino das ciências farmacêuticas, com vistas a maximizar e potencializar a produção científica e qualificação profissional.

Para isso temos que trabalhar fortemente no ciclo virtuoso: criação, invenção e inovação. O processo criativo tem que ser exaltado para vencermos a inércia diante dos problemas já conhecidos e oportunidades que surgem a cada momento. A invenção é a fase sucessiva onde as concepções teóricas têm que ser convertidas em ações, para formatar processos e metodologias. O resultado destas duas vão nos levar à inovação, ou seja um produto novo para o ensino, para as pesquisas, para a legislação, para novas instituições, para novas substâncias, para novos medicamentos e acima de tudo para o bem da população.

O significado destas poucas frases nos dá a dimensão de nossa missão. Esse é o tangível que podemos vislumbrar. O intangível se refletirá nos resultados que serão alcançados e que nem sequer temos a capacidade de antever num futuro próximo, sem ter a mínima pretensão de imaginar os resultados após outros longos 77 anos a partir deste momento.”


Grupo 1 – Membros de Conselhos Regionais de Farmácia

Alexandre Correia da Silva

Daniel Jackson Pinheiro Costa

Lérida Maria dos Santos Vieira

Pedro Eduardo Menegasso


Grupo 2 – Professores e Pesquisadores

Celso Figueiredo Bittencourt

Cleila Pimenta

Leon Rabinovich

Neide Jurkiewicz

Nelson Dos Santos Junior


Grupo 3 – Dirigentes de entidades de classe

João Massud Filho

José Carlos Barbério

Marcelo A. Carneiro

Maria Eugenia Proença Saldanha

Maria Letice Couto Almeida

Onésimo Azara Pereira


Grupo 4 – Autoridades

Eduardo Chaves Leal

José Miguel do Nascimento Júnior

Rafael Silva

Soraya Soubhi Samili


Ao finalizar, o Presidente da Academia Nacional de Farmácia, renovou os agradecimentos a todos que prestigiaram a solenidade.

 

 

Na oportunidade também foi lançado o V DO LIVRO ANAIS DA ACADEMIA NACIONAL DE FARMÁCIA.

 



Registro da Missa de Ação de Graças em Comemoração do 77º Aniversário da Academia Nacional de Farmácia, realizada na Paroquia Nossa Senhora Aparecida de Moema, em 16 de Agosto de 2014.