Grupo
DISCURSO


DISCURSO DE LAURO DOMINGOS MORETTO, PRESIDENTE DA ACADEMIA NACIONAL DE FARMÁCIA, NA SOLENIDADE COMEMORATIVA DO 78º ANIVERSÁRIO DA ENTIDADE.

Digníssimos

- Deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá
- Dr. Caio Romero Cavalcanti, Presidente Emérito da Academia Nacional de Farmácia
- Dr. Walter Jorge Silva João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia
- Dr. Eduardo Chaves Leal, Diretor do INCQS - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/FIOCRUZ
- Dr. Pedro Eduardo Menegasso, Presidente do Conselho Regional de Farmácia
- Prezados Diretores e Acadêmicos
- Digníssimas autoridades que nos honram com suas presenças;
Prezadas senhoras e senhores,

Em nome da diretoria e do corpo associativo da Academia Nacional de Farmácia, quero deixar registrado o agradecimento pela presença de ilustres autoridades, nobre colegas, senhoras e senhores que nos prestigiam nesta solenidade.

A Academia Nacional de Farmácia registra mais uma etapa de sua vida associativa e, por extensão, de sua evolução histórica.
Hoje, renovando a vontade e bondade de meus confrades, estou sendo reconduzido mais uma vez à presidência da Academia, fazendo parte de uma diretoria composta de ilustres cientistas.

Esta distinção que muito nos honrou nestes últimos 4 anos, também nos impôs e continuará impondo a responsabilidade de honrar o passado brilhante da Academia.

Nas últimas solenidades tivemos a satisfação e a alegria de recuperar e resgatar fatos de nosso processo evolutivo, finalizado com a publicação do livro comemorativo de 75 anos da Academia Nacional de Farmácia.

Hoje estamos iniciando uma nova fase da vida associativa, delineada e concebida nos últimos meses do ano passado.

A nova fase da Academia não altera sua missão e objetivos, que continuam os mesmos, ou seja, propugnar pelo estimulo e desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas no Brasil. Nossa visão de futuro se orienta para as pesquisas inovadoras, em busca de conhecimentos que possam contribuir para o bem estar da população brasileira.

Quando nos referimos às pesquisas inovadoras no campo farmacêutico, queremos destacar o empenho e aplicação do melhor de nossa capacidade intelectual e científica na busca de soluções em vários temas que se relacionam com medicamentos, produtos nutraceuticos e cosmeceuticos, de produtos alimentares e da saúde, da eficiente prestação de serviços no campo do diagnóstico, das pesquisas farmacológicas e clínicas.

Os cientistas que se congregam na Academia Nacional de Farmácia, quer sejam farmacêuticos, médicos, cirurgiões dentistas, médicos veterinários e profissionais de ramos de ciências químicas, físicas e biológicas, tem um vasto campo de atuação para contribuir.

Sem ter a pretensão de expor e detalhar todos os campos de trabalho e temas, gostaria de lembrar:
- a prospecção de novos insumos ativos e auxiliares utilizados em medicamentos;
- o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias de fabricação de fármacos e medicamentos;
- o desenvolvimento de metodologias analíticas para o controle de qualidade de fármacos e medicamentos;
- o desenvolvimento de novos materiais de embalagens;
- o estudo de novos excipientes e adjuvantes farmacêuticos;
- os estudos relacionados ao aperfeiçoamento profissional para as áreas de distribuição, comercialização e dispensação de medicamentos;
- a formação de recursos humanos, com conhecimento diferenciado para os processos de inovação científica e tecnológica;
- a gestão da inovação farmacêutica, que apresenta características diferenciadas em relação à gestão de empresas que se dedicam às operações de produção, promoção e vendas. 

Para uma grande parte destes ramos de atividade, os membros da Academia contribuem de forma efetiva. No sentido de apresentar apenas uma reduzida fração da produção científica e tecnológica, decidimos apresentar alguns compêndios recentemente publicados aos nossos convidados de hoje. As senhoras e senhores encontrarão no salão onde será servido o coquetel as mais recentes publicações de nossos acadêmicos.

Os próximos passos de entidade são mais desafiadores. Nossa equipe diretiva, sempre contando com o apoio do quadro associativo, propugnou por colocar o potencial inovador de seus membros a serviço das empresas e instituições que tem vocação para inovar.

Por isso, decidimos ampliar o quadro associativo, criando uma nova categoria, a de Mantenedor.

As pessoas físicas e jurídicas que pretenderem fazer parte deste projeto podem se associar à Academia Nacional de Farmácia, na qualidade de Membro Mantenedor e usufruir dos conhecimentos disponíveis de seus membros titulares e eméritos para amparar seus projetos. Esses novos associados poderão contar com avaliações ou suporte dos acadêmicos, promoverem seus produtos, tecnologias e serviços, criando um espaço até então inexistente no Brasil.

Esta foi a maneira que decidimos implantar na Academia para potencializar o espírito inovador de muitos empresários e cientistas que querem contribuir para o desenvolvimento de nosso país.

Esta data festiva, comemorativa do 78º aniversário da Academia, marca oficialmente o lançamento do projeto de admissão de Membros Mantenedores.

Aproveitamos a oportunidade para, solenemente incorporar o Sindusfarma como o primeiro Membro Mantenedor da Academia Nacional de Farmácia.

Ao mesmo tempo em quero renovar o agradecimento à presença de todos a esta solenidade, convido o Dr. Nelson Augusto Mussolini, Presidente Executivo do Sindusfarma para receber o Certificado de Membro Mantenedor da Academia Nacional de Farmácia, na expectativa de que seu exemplo possa contribuir para outras adesões e que esse processo possa render novos produtos, novos serviços e muitos benefícios para todos nós brasileiros.

Muito obrigado.
Boa noite a todos.

Lauro D. Moretto
São Paulo, 15 de agosto de 2015.