Caso não consiga visualizar esse e-mail, clique aqui. 

Março/2017 – 08h30 às 17h30

 

Descrição e objetivos

Evento com 6 horas de duração tem o objetivo de analisar e expor as bases científicas aplicadas às metodologias analíticas que suportam o desenvolvimento tecnológico de medicamentos.

A quem se destina

Profissionais, dirigentes e colaboradores de empresas dos setores farmoquímico e industrial farmacêutico, de órgãos do governo e universidades, envolvidos nas atividades de desenvolvimento de fármacos e medicamentos tais como estudos de estabilidade, degradação forçada, metodologia analítica e tecnologia farmacêutica.

 

Programa

08h30 – 09h00 – Recepção

09h00 – 09h05 – Abertura - – Prof. Dr. Lauro D. Moretto – Presidente da Academia Nacional de Farmácia

09h05 – 09h30 - A legislação brasileira e um contexto internacional.

Ministrante: Prof. Ubiracir F. Lima Filho

•          Resolução RDC 01/2005 – ANVISA;

•          Resolução RDC 53/2015 – ANVISA;

•          Guia 04/2015 – ANVISA;

•          Guia Q1A/2003 – ICH.

09h30 – 10h45 - As bases científicas da instabilidade de substâncias químicas e biológicas.

Ministrante: Prof. Ubiracir F. Lima Filho

•          Distribuição Eletrônica em Átomos e Moléculas;

•          Eletronegatividade e Polaridade de Ligações Químicas;

•          Formação e Quebra de Ligações Químicas;

•          Grupamentos Funcionais e suas Reatividades;

•          Reatividade e Estabilidade de Fármacos.

10h45 – 11h00 – Intervalo

11h00 – 12h00 - Metodologias analíticas disponíveis (clássicas, tradicionais e inovadoras) utilizadas em estudos de estabilidade. Clássicos-tradicionais e inovadores – Ministrante: Prof. Marc Chalom

  • A universalidade da detecção Corona CAD;
  • Operação em regime isocratico e gradiente;
  • Estabilidade e degradação;

-          Estudo de caso: degradação forçada de Droga Anti-hipertensiva, um comparativo  entre UV e CAD;

  • Universalidade em mecanismos de separação;

- Estudo de caso: Determinação simultânea de compostos ativos e seus contra-íons por LC-CAD;

  • Utilização de detectores adicionais e ortogonais para esses estudos: Arranjo de Diodos e Espectrometria de Massas.

12h00 – 13h30 - Almoço

13h30 – 15h00 - Metodologias para análise de polimorfos (conceitos, especificidade de métodos e reflexos sobre BD e BE). Ministrante: Prof.  Jivaldo do Rosario Matos

15h00 – 15h15 - Intervalo

15h15 – 16h45 As ferramentas e recursos inovadores utilizados na predição de estabilidade de

fármacos e medicamentos. – Ministrante: Prof. Dr. Lucio Mendes Cabral

16h45 – 17h00 - Perguntas e respostas

17h00 – Encerramento

 

Ministrantes

Instrutor: Prof.  Jivaldo do Rosario Matos - Bacharel e Licenciado em Química - FACULDADES OSWALDO CRUZ (1979), mestrado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1989) e Livre Docência na Área de Química Analítica pelo Instituto de Química-USP em 1998. Professor/pesquisador do IQ-USP desde de 1989, orientador na Pós-Graduação em Química pelo IQ-USP e no Programa de Pós Graduação em Fármacos de Medicamento pela FCF-USP. Atua na área de Química Analítica no campo da análise térmica, explorando as potencialidades e versatilidades das técnicas termoanalíticas (TG/DTG, DTA e DSC) para desenvolver estudos aplicados a vários tipos de materiais. A partir da associação de técnicas termoanalíticas, físico-químicas e analíticas busca a caracterização de materiais diversos. Atua também, no campo da nanociência e nanotecnologia, trabalhando com materiais mesoporosos altamente ordenados, MCM-41, SBA-15, FDU-1, com enfâse nos procedimentos de sínteses, funcionalização de superfície, caracterização e aplicações. Formou cerca de quatro dezenas de alunos como mestre e doutores. Autor de três capítulos de livros, onze patentes e cerca de 130 artigos científicos publicados em periódicos indexados.

Instrutor: Prof. Dr. Lucio Mendes Cabral - Professor Titular da Faculdade de Farmácia da UFRJ das disciplinas de Tecnologia Farmacêutica e Regulação e Vigilância Sanitária. Farmacêutico Industrial; Mestre em Química Medicinal; Doutor em Ciências  e Pós-Doutor em Tecnologia Farmacêutica. Pesquisador do 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Ex diretor da Faculdade de Farmácia da UFRJ e Consultor da ANVISA. Orientadas e concluídas 19 teses de doutorado e 38 dissertações de mestrado. 120 publicações internacionais em periódicos científicos indexados.  Consultor na Industria Farmacêutica e Cosmética de 1997.

 

Instrutor: Marc Chalom - Graduado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pesquisa realizada na área de radioquímica de cromo utilizando técnicas cromatográficas e outras formas de caracterização. Pós-Graduado em Marketing e MBA Executivo em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Mais de 20 anos de experiência na area técnica auxiliando clientes nbo Brasil e Amértica Latina no suporte e implementação de metodologias e montagens de equipamentos para Cromatografia Iônica e Cromatografia Líquida nas áreas petroquímicas, farmacêutica, segurança alimentar, biocombustível, proteômica e nuclear.

 

Instrutor: Prof. Ubiracir F. Lima Filho - Químico Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Química de Produtos Naturais/Síntese de Fármacos pelo Núcleo de Pesquisas de Produtos naturais (NPPN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NPPN/UFRJ), Doutor em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) e Pós-doutor e Tecnologia de Formulações pelo Laboratório de Tecnologia Industrial da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FF/UFRJ). Possui 25 anos de experiência no segmento farmacêutico com atuação em centros de pesquisas e indústrias farmacêuticas Multinacionais e Oficiais assumindo responsabilidade nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Controle e Garantia da Qualidade. Foi servidor da ANVISA avaliando Processos de Registro e realizando inspeções para verificação do cumprimento das BPF.  Assessorou Técnica e Cientificamente diversas áreas da ANVISA para avaliação de novas tecnologias.  Realizou visitas técnicas a Laboratórios da Rede REBLAS para verificação de capacidade Técnica para emissão de Laudos enviados para Registro. Como consultor, dirige Projetos de Desenvolvimento e Adequação de Formulações e Processos Produtivos de formulações para alcance do Prazo de Validade desejado, e dirige Projetos de desenvolvimento de Métodos Analíticos, incluindo pesquisas de Impurezas e Produtos de Degradação.

Data, Horário e Local

Março – 2017 (*) data sendo definida
Horário: 08h30 às 17h00
Local:  Auditório Sindusfarma

Rua: Alvorada, 1280 – Vila Olímpia - São Paulo/SP 

Estacionamento Próximo:
VAG PARK - Rua Casa do Ator, 975

Informações e Inscrições

Contribuição de Inscrição: 
R$ 400,00 (Quinhentos Reais) – Associados Sindusfarma
R$ 800,00 (Oitocentos Reais)  –  Não Associados Sindusfarma

Acadêmicos Titulares – Membros da ANF: Isento
Mantenedores Prata: 02 cortesias
Ouro: 03 cortesias
Diamante: 04 cortesias

Forma de Contribuição de Inscrição:

 

Contribuição de inscrição através de:

Boleto Bancário On line ou Depósito Identificado

Banco do Brasil  
Agência 3114-3 - Conta: 9464-1
*Após efetuar o depósito, por gentileza, enviar comprovante*
secretaria@academiafarmacia.org.br

 

Protocolo de Cooperação Técnica:

Este evento é organizado pela Academia Nacional de Farmácia, com base no Protocolo de Cooperação Técnica firmado com o SINDUSFARMA - Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo

Mantenedores da Academia Nacional de Farmácia

www.academiafarmacia.org.br