Descrição: Descrição: http://img.virtualtarget.com.br/22421/Pharma_Header-Credenciamento_700x150_PT.jpg

 

A edição deste ano da FCE Pharma, nos dias 23 e 25 de maio, teve diversas inovações e muito conteúdo para visitantes, compradores e expositores. Com o intuito de trazer informações de qualidade e soluções inovadoras para os participantes. A FCE Pharma realizou o 2º Simpósio FCE ANF de Inovação e Ciência Farmacêutica, que tem como mentor o Professor Doutor Lauro Moretto. 

Resultado da parceria entre a NürnbergMesse Brasil, organizadora da FCE Pharma, e a Academia Nacional de Farmácia (ANF), o simpósio nasceu com a finalidade de incentivar e desafiar os participantes a inovar e criar novos produtos e serviços, e o Encontro foi um sucesso de público, com palestras exclusivas ministradas por mestres renomados. 

Participaram desta segunda Edição do Simpósio mais de cem profissionais do setor da saúde, os quais tiveram a oportunidade de assistir gratuitamente as palestras e conhecer as mais recentes novidades no campo da legislação que disciplina a inovação no Brasil, e também interagir com os ministrantes durante todo o evento.

A programação foi composta pelos temas: 

O novo marco legal da inovação no Brasil – 1 ano após a Lei nº 13243/2016, ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Magno Rodrigues, Veja aqui

Uma abordagem sobre o arcabouço jurídico brasileiro, conceitos alterados ou novos e as medidas de incentivo à inovação, pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Estudo comparado da legislação brasileira e de países com experiência de sucesso na exploração de ciência e tecnologia.

Inovação, Propriedade Intelectual: e Informações tecnológicas: o que todo mundo deveria saber, ministrada pelo Acadêmico Titular Prof. Dr. Henry J. Suzuki, Veja aqui

Na atual era do conhecimento, o domínio do uso de instrumentos e estratégias de proteção intelectual é fundamental. Neste contexto, patentes merecem especial destaque tanto como ferramentas de exclusão de concorrentes, como pelo uso estratégico de informações nelas contidas.

Drug Discovery: da modelagem à aplicação de novos fármacos na terapêutica, ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Pagani

A descoberta de novos fármacos baseia-se em bioensaios nos quais coleções de compostos químicos são testadas buscando inibir enzimas ou provocar apoptose de células cancerosas. Os compostos ativos “hits” sofrem derivatizações químicas e geram “leads otimizados” aptos a iniciar os ensaios pré-clínicos.

Apresentou a plataforma de High Throughput Screening do LNBio que busca compostos ativos na biodiversidade brasileira prospectada pela empresa Phytobios.

"Similaridade entre produtos biológicos: conceitos e tendências", ministrada pelo Prof. Dr. Igor Linhares de Castro, Veja aqui

A palestra abordou os conceitos científicos internacionalmente aceitos para a determinação científica de biossimilaridade entre produtos biológicos e sua aprovação legal por autoridades sanitárias como FDA, EMA e ANVISA.

Palestra ministrada pelo Prof. Dr. Marco Antonio Stephano, “Biologia Sintética: aplicações na indústria farmacêutica”. Veja aqui.

"A biologia sintética surgiu como uma nova disciplina que utiliza princípios de engenharia na biologia, visando desenhar e construir novos sistemas biológicos não encontrados na natureza, e aumentar o escopo de possibilidades práticas e conceituais no uso da biotecnologia. Aplicações na terapêutica, indústria e biomedicina já estão ao alcance. Portanto, se faz necessário compreender essas novas perspectivas e futuros impactos trazidos por essa área

 

A gestão do conhecimento com base nas diretrizes ICH Q1, ministrada pelo Presidente da Academia Nacional de Farmácia, Acadêmico Prof. Dr. Lauro D. Moretto, Veja aqui

A diretriz Q12 da ICH estabelece critérios aperfeiçoados sobre Gestão do Conhecimento relacionados ao ciclo de vida dos medicamentos. Consiste no processo ordenado de aquisição de informações e dados relativos a produtos e processos, análise correta e interpretação dos fatos e dados, armazenamento apropriado para constituir um banco de dados e critérios adequados para disponibilizá-los às pessoas e instituições interessadas. O documento ICH Q12 amplia o escopo do documento ICH Q10.

A Indústria Farmacêutica do futuro com base nos conceitos de “Manufatura avançada ou Indústria 4.0”, ministrada pelo Prof. Dr. Ronald Dauscha, Veja aqui

Na palestra foram abordados os conceitos que definem a Indústria 4.0 e apresentados exemplos e cases de algumas indústrias, como base para a evolução da transformação da indústria 3.0 para este novo conceito, 4.0.

Agradecemos a NM pela parceria, aos ministrantes pela disponibilidade e gentileza e aos participantes pela presença.

Cordiais Saudações,

Academia Nacional de Farmácia
Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil