Grupo
EVENTOS



 

Retrospectiva - Solenidade de Posse - 09.06.2017

O Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Prof. Dr. Lauro D. Moretto, deu as boas vindas aos convidados.

 

 

 

 

 “Esse reconhecimento, sempre realizado em solenidade pública é, também, uma forma de estimular jovens para as pesquisas no campo das Ciências Farmacêuticas no Brasil. Cabe-me, na qualidade de Presidente, acolher estes profissionais que, agora, passam a pertencer ao seleto grupo de ilustres personalidades das Ciências Farmacêuticas do Brasil”.

 

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia foi fundada em 13 de agosto de 1937, oriunda do Conselho Científico da Associação Brasileira de Farmacêuticos. É uma entidade sem fins lucrativos que congrega em seu quadro associativo farmacêuticos, médicos, odontologistas, médicos veterinários e muitos outros profissionais que se dedicam às pesquisas no campo das Ciências Farmacêuticas no Brasil.

 

A admissão de Membros Titulares, Honorários e Correspondentes obedece aos critérios estabelecidos no Estatuto Social, mediante avaliação do currículo de cada candidato, por três Acadêmicos, enquanto que a Diretoria delibera sobre a admissão dos Membros Mantenedores. Desde sua fundação a Academia tem-se dedicado a reconhecer, publicamente, os mais destacados pesquisadores das Ciências Farmacêuticas, admitindo-os em seu quadro associativo como Membros Titulares e Honorários.

 


O Acadêmico Prof. Dr. Gustavo Baptista Éboli, mestre de cerimônias iniciou as atividades desta especial sessão solene.

 

A mesa de honra foi composta pelos Ilustres Srs.:  

 


Dr. Carlos Alberto Goulart-  Presidente Executivo da  ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde;  Dr. Pedro Zidoi Sdoia - Presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico – ABCFARMA, Dr. Nelson Mussolini - Presidente Executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo –SINDUSFARMA, Prof. Dr. Lauro D. Moretto - Presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Dr. Nelson Brasil Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades ABIFINA –– Dra. Telma Salles – Presidente Executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos - GRUPO PRÓ-GENÉRICOS e Dr. Henrique Uchió Tada - Presidente da Associação dos Laboratórios Nacionais – ALANAC.

 

Numa emocionante e inesquecível cerimônia, com a presença de duzentos convidados, foram empossados como Membros Titulares os Ilustres Srs. (as): HISAKO GONDO HIGASHI, DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO, WALKER MAGALHÃES LAHMANN. 

 

 

 

Os novos membros prestaram o compromisso protocolar para, posteriormente, receberem a medalha e o diploma da Academia de Ciências Farmacêuticas/Academia Nacional de Farmácia.

 

 

HISAKO GONDO HIGASHI, graduada em Farmácia e Bioquímica pela faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara-UNESP com curso de especialização em microbiologia e imunologia na Universidade de São Paulo. Desde o inicio de sua carreira profissional dedicou-se aos estudos, atividades de pesquisas e desenvolvimento tecnológico de vacinas e soros, tendo desenvolvido brilhante carreira profissional no Instituto Butantan durante mais de 40 anos, ocupando diferentes cargos e áreas até se aposentar como Diretora da referida instituição. Publicou vários trabalhos de pesquisas, colaborou em projetos de muitas instituiçoes e atualmente é consultora, em suas áreas de conhecimento, no Tecpar - Instituto de Tecnologia do Paraná. Por seu frutifero trabalho foi reconhecida por várias instituições profissionais com prêmios e honrarias. 

 

 

DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO,  graduado em Farmácia pela Universidade Católica de Campinas, com curso de especialização em Biofarmacognosia, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduado em Fármacos e Medicamentos da Universidade de São Paulo, tendo também feito, dentre outros, o curso Latinoamericano de Enseñanza de Farmacoterapeutica Racional – pela Universidade de La Plata, na Argentina. Exerceu várias atividades como docente e gestor, em diferentes órgãos públicos e  profissionais, das quais se destacam a Secretaria da Saúde de Ibaté, a Presidencia do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, vários cargos de direção no Ministério da Saúde e como membro da Diretoria Colegiada da Anvisa, da qual foi seu Presidente. Atualmente exerce atividades de consultorias na Interfarma e Abiquifi. Participou da elaboração de publicações da organização Pan Americana da Saúde e recebeu várias condecorações em reconhecimento de sua proficua atuação. Atualmente atua como consultor de assuntos regulatórios e gestão empresarial.

 

 

 

 

WALKER MAGALHÃES LAHMANN, graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em Belo Horizonte, tendo realizado residência médica em Oftalmologia pela Universidade Gama Filho e também especialista nesta área pela Assciação Médica Brasileira e Conselho Regional de Medicina, tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Pós Graduação pela Fundação Dom Cabral, tendo exercido atividades profissionais em várias empresas farmacêuticas. Publicou vários trabalhos de pesquisas científicas em imunologia, cirurgia, pediatria e oftalmologia. Atuou e atua em cargos de diretoria de entidades industriais, sendo atualmente Diretor Executivo da Eurofarma responsável por várias áreas da referida empresa.

 

 

 

 

O Orador Oficial da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Acadêmico Prof. Dr. Coronel João Paulo S. Vieira apresentou os Novos Acadêmicos.

 

 

 

Os Novos Acadêmicos receberam as boas vindas e as congratulações dos Acadêmicos Titulares, na foto:

 

 

Walker Magalhães Lahmann, João Massud Filho, Dagoberto De Castro Brandão, Eduardo Chaves Leal, Acácio Alves De Souza Lima Filho, Michel Kfouri Filho, Henry Jun Suzuki.

Pedro Zidói Sdoia, Leon Rabinovich, Marco Antônio Stephano, Hisako Gondo Higashi , Celso Pereira Caricati, Nilce Cardoso Barbosa, Lauro D. Moretto, Gustavo Baptista Éboli, João Paulo Silva Vieira, Dirceu Brás Aparecido Barbano.

 

 Prestigiaram a Solenidade o Deputado Federal – Dr. Arnaldo Faria de Sá; Dr. Ademir Valério da Silva - Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais -  ANFARMAG; Sr. Marcelo Liebhardt Diretor de Assuntos Econômicos da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa - INTERFARMA; Sr. Serafim Branco Neto - Assessor da Presidência da  Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogaria – Abrafarma.

 

Nesta oportunidade, a Assessora da Vereadora Edir Sales – Sra. Vera Maybach, entregou ao Dr. Lauro D. Moretto, Presidente da ANF/ACFB o voto de Jubilo outorgado pela Câmara dos Vereadores de São Paulo.

 

 

Agradecemos aos convidados pela presença, aos apoiadores e mantenedores por toda a contribuição à Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

 

MANTENEDORES

 

As fotos estão disponíveis no Link para download:
https://wetransfer.com/downloads/4d3315840d8b33f0f07b6b9d14e56b3f20170619203128/d85063967a9c9912e2b4161ad793863420170619203128/68a59a