Grupo
NOTÍCIAS


 

Prática Clínica Farmacêutica em Farmácias e Drogarias: Seu Impacto no Uso de Medicamentos e na Indústria Farmacêutica - Experiência Internacional e no Brasil

Realizado no dia 18 de Maio de 2016, na Sede do Instituto Racine, o evento reuniu profissionais interessados em conhecer as experiências vivenciadas em diferentes países e os desafios/oportunidades na Prática Clínica Farmacêutica.

Dr. Lauro D. Moretto iniciou as atividades dando as boas-vindas aos participantes, agradecendo a parceria com o Instituto Racine, o apoio das Entidades e a importantíssima contribuição das empresas mantenedoras da Academia Nacional de Farmácia.

 

 

 

 

A Dra. Nilce Barbosa, agradeceu a presença dos profissionais e apresentou as atividades do dia.

 



 

O Seminário foi dividido em dois painéis e uma Conferência, no final das apresentações os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os ministrantes através de perguntas/respostas em cada atividade.

 


O primeiro Painel expôs os Serviços Farmacêuticos Clínicos Passíveis de Implementação em Farmácias e Drogarias, contou com as apresentações:

- Contextualização dos Serviços Farmacêuticos Clínicos que Podem Ser Realizados em Farmácias e Drogarias no Brasil - Resolução nº 585/2013/CFF, Ministrada por Josélia Frade – Conselho Federal de Farmácia

 

- Entrevista de Revisão da Farmacoterapia: Educação para o Uso de Medicamentos e Identificação de Fatores que Podem Interferir nos seus Resultados, Ministrada por Kelly Winstanley - Lloyds Pharmacy (Reino Unido)

 



-Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados e Prescrição Farmacêutica – Ministrado por Rafael Cairê de Oliveira dos Santos – Instituto Racine

 

O segundo Painel expôs os Desafios e Oportunidades para o Varejo e para a Indústria Farmacêutica, e foi composto pelas apresentações:

 



- A Perspectiva da Prescrição Farmacêutica para o Mercado Brasileiro de Medicamentos – Ministrada por Eduardo Rocha - IMS Health América

 



- Implantação de Serviços Farmacêuticos Clínicos em Farmácias e Drogarias: Experiência em Rede de Farmácias – Ministrada por Cristiane Feijó - Rede Farmácias Pague Menos


- Apoio da Indústria Farmacêutica a Projetos de Capacitação e Investigação de Resultados com o Uso de Medicamentos – Ministrada por Áureo Vandré Morada

 

 


 

- Após os Painéis, foi realizada a Conferência: Prática Clínica em Farmácias - Panorama Internacional e Perspectivas, a representante da Ordem de Farmacêuticos de Portugal e Federação Internacional Farmacêutica, Ema Paulino, expôs a Prestação de Serviços Farmacêuticos Centrados no Cidadão em Nível Mundial: Onde Estamos e Onde Deveríamos Estar, na sequência a Kelly Winstanley exibiu a Prática Clínica em Farmácias no Reino Unido e sua Aplicabilidade à Realidade Brasileira.

 



Encerrando as atividades os ministrantes e moderados ficaram a disposição dos participantes para esclarecer dúvidas e curiosidades dos profissionais sobre as Práticas Clínicas.



 

Esquerda para direita: Dr. Moretto (Presidente da ANF), Kelly Winstanley (Lloyds Pharmacy - Reino Unido), Josélia Frade (Conselho Federal de Farmácia), Ema Paulino (Ordem de Farmacêuticos de Portugal e Federação Internacional Farmacêutica), Nilce Barbosa (Instituto Racine), Áureo Vandré Morada (Sanofi) e Rafael Cairê de Oliveira dos Santos – Instituto Racine.

Os participantes avaliaram que este evento inédito e exclusivo superou as expectativas.