Grupo
EVENTOS


28/09/17 - I Simpósio de Inovação Analitica

 

No dia 28 de Setembro de 2017, em parceria com a NM, a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil realizou durante a Feira Analítica Latin América o I Simpósio de Inovação Analitica.

 

 

Na abertura do evento o Prof. Dr. Lauro D. Moretto, Presidente Emérito, outorgou à NürnbergMesse Brasil as Medalhas Comemorativas de 80 anos da ACFB e o Certificado em reconhecimento público pela contribuição  ao estimulo às atividades que promovem o desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas, a qual foi recebido pelo Sr. Diego N. de Carvalho – Diretor da NM.

 

 

O Simpósio cumpriu os objetivos propostos de apresentar a analise do estágio atual do processo evolutivo das metodologias analíticas nas áreas do conhecimento que incluem: fármacos, medicamentos, pesquisas clínicas, farmacológicas e toxicológicas, cosméticos, alimentos e produtos para a saúde em geral; expôs as principais inovações e princípios inovadores bem sucedidos no desenvolvimento de projetos de pesquisas e os mais recentes recursos das ciências e tecnologia;  disponibilizou informações sobre legislação e incentivos às pesquisas no campo das análises de controle.

 

Acadêmicos e especialistas ministraram palestras inéditas e exclusivas sobre inovação para profissionais do setor da saúde.

 

A primeira palestra foi ministrada pelo Acadêmico Marco Antonio Stephano, Professor Doutor do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, apresentou os Métodos alternativos ao uso de animais em pesquisas e controle de fármacos, medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde: o estágio atual no contexto do CONCEA, ANVISA e OECD.       

 

Na sequência o Acadêmico Prof. Dr. Marcelo Morales, Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, apresentou os projetos de apoio à inovação analítica pelo CNPq.

 

O especialista Prof. Dr. Daniel Lebre expôs a  Inovação em Espectrometria de Massas e Dried Blood Spot.

 

A farmacêutica, Carolina de Oliveira Guets, apresentou de forma prática as tendências de automação na gestão em testes físicos.

 

Médico especialista em desenvolvimento pré-clínico e clínico de medicamentos, Prof. Dr. Eduardo Pagani, expôs uso e aplicações do cíclotron no estabelecimento da estrutura química de compostos e de proteínas.            

 

O Sr. Jair Calixto, Gerente de Boas Práticas e Auditorias Farmacêuticas do Sindusfarma, apresentou os desafios analíticos no contexto de identificação de impurezas e produtos de degradação de fármacos e medicamentos no contexto do ICH e agências regulatórias.  

 

O Prof. Dr. Juliano S. Barin, Professor da Universidade Federal de Santa Maria, Inovações analíticas na determinação de impurezas elementares de acordo com a diretriz ICH Q3D.

 

Finalizando as atividades, os ministrantes ficaram a disposição dos participantes para perguntas sobre os respectivos temas.